Mostrando postagens com marcador PNL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PNL. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de agosto de 2015

Os sentimentos causam doenças???

Você já percebeu que, quando estamos passando por momentos difíceis, o corpo parece sentir junto?

Uma preocupação constante pode tirar o sono. Uma tristeza profunda pode tirar a energia. A ansiedade pode apertar o peito, acelerar o coração ou causar desconfortos no estômago.

Isso acontece porque corpo e emoções estão profundamente conectados.

Mas é importante entender que os sentimentos não são os únicos responsáveis pelas doenças. Nossa saúde é influenciada por diversos fatores, como genética, alimentação, hábitos de vida, ambiente e também pelas nossas emoções.

O que muitas vezes acontece é que emoções não expressadas, conflitos internos e situações de estresse prolongado podem sobrecarregar o organismo, tornando-o mais vulnerável ao adoecimento.

Por isso, ouvir o que sentimos é um ato de cuidado. Nem toda dor tem origem emocional, mas toda emoção merece ser acolhida.

Quando aprendemos a olhar para nossos sentimentos com mais carinho e consciência, damos ao corpo a oportunidade de encontrar mais equilíbrio, leveza e bem-estar.

Talvez a pergunta não seja apenas "os sentimentos causam doenças?", mas também:

O que minhas emoções estão tentando me mostrar neste momento da minha vida?


Corpo e Emoções: O que cada sintoma pode estar tentando comunicar?



Nosso corpo e nossas emoções estão profundamente conectados. Embora não possamos afirmar que uma emoção específica cause determinada doença, muitas vezes os desafios físicos podem nos convidar a olhar para aspectos emocionais que precisam de atenção, acolhimento e cuidado.

A seguir, apresentamos algumas reflexões terapêuticas que podem auxiliar no processo de autoconhecimento.

Acne

Pode estar relacionada a dificuldades de autoaceitação, autoestima fragilizada ou conflitos com a própria imagem.

Alergias

Podem convidar à reflexão sobre hipersensibilidade emocional, resistência a situações ou necessidade de estabelecer limites saudáveis.

Anemia

Pode sugerir um momento de desânimo, perda de entusiasmo ou dificuldade em encontrar prazer nas experiências da vida.

Ansiedade

Frequentemente associada ao excesso de preocupações com o futuro, necessidade de controle ou insegurança diante do desconhecido.

Artrite

Pode refletir rigidez emocional, ressentimentos acumulados ou dificuldades em flexibilizar pensamentos e atitudes.

Asma

Convida à observação de emoções reprimidas, sensação de sufocamento emocional ou dificuldades em expressar sentimentos.

Câncer

Em uma visão integrativa, pode despertar reflexões sobre dores emocionais profundas, perdas, traumas ou mágoas antigas que merecem acolhimento. Importante lembrar que o câncer possui causas complexas e multifatoriais.

Colesterol Elevado

Pode simbolizar dificuldades em permitir-se viver momentos de alegria, prazer e leveza.

Diabetes

Pode estar relacionado simbolicamente à carência afetiva, necessidade de acolhimento emocional ou sentimentos de privação.

Dores de Cabeça

Frequentemente associadas ao excesso de pensamentos, autocobrança, tensão emocional e preocupações constantes.

Enxaqueca

Pode surgir em pessoas muito exigentes consigo mesmas, perfeccionistas ou que acumulam tensão emocional.

Estômago Sensível

Pode indicar dificuldade em "digerir" acontecimentos, mudanças ou situações desafiadoras da vida.

Excesso de Peso

Pode representar mecanismos inconscientes de proteção emocional, insegurança ou necessidade de acolhimento.

Fadiga

Convida a refletir sobre excesso de responsabilidades, esgotamento emocional e desconexão dos próprios desejos.

Gastrite

Pode estar associada a preocupações intensas, ansiedade, irritação ou sensação de pressão constante.

Insônia

Frequentemente relacionada a pensamentos acelerados, preocupações, medo ou dificuldade em relaxar.

Labirintite

Pode surgir em momentos de insegurança, indecisão ou sensação de perda de controle sobre a própria vida.

Pele (problemas em geral)

A pele é nosso principal contato com o mundo. Alterações podem refletir vulnerabilidade emocional, necessidade de proteção ou questões relacionadas à identidade.

Pressão Alta

Pode estar associada ao acúmulo prolongado de tensões emocionais, preocupações ou conflitos não resolvidos.

Rins

Na abordagem emocional, costumam estar ligados a medos, inseguranças e dificuldades em lidar com críticas e desapontamentos.

Sinusite

Pode refletir irritações acumuladas, incômodos não expressados ou conflitos em relacionamentos próximos.

Tireoide

Relacionada à expressão pessoal, comunicação e capacidade de manifestar a própria verdade.

Úlceras

Podem simbolizar preocupações excessivas, autocobrança intensa e conflitos internos persistentes.

Varizes

Podem convidar à reflexão sobre sobrecarga, sensação de estagnação ou dificuldade em encontrar satisfação no caminho percorrido.

Uma Reflexão Importante

As associações apresentadas aqui não substituem diagnóstico, tratamento ou acompanhamento médico. Elas devem ser compreendidas como ferramentas de autoconhecimento e reflexão.

O corpo não é um inimigo. Muitas vezes, ele apenas encontra uma forma de chamar nossa atenção para aquilo que precisa ser cuidado, ouvido e transformado.

Quando acolhemos nossas emoções com consciência e compaixão, damos um passo importante em direção ao equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Abraços Rosária Mendes.



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O Corpo Guarda o que a Mente Tenta Esquecer:


 Um Convite à Presença

Quantas vezes você já se pegou prendendo a respiração ao longo do dia?

Sem perceber, enrijecemos os ombros para carregar expectativas que não são nossas. Apertamos a mandíbula para calar verdades que engolimos a contragosto. Fechamos o peito, em uma postura de defesa, tentando proteger um coração que já foi ferido.

A mente humana é especialista em criar narrativas, justificar excessos e camuflar dores. Ela reconta histórias, projeta o futuro e se apega ao passado. Mas o corpo… o corpo não sabe mentir. Ele é o terreno sagrado onde o momento presente acontece.

Cada nó de tensão muscular, cada respiração curta e cada batimento acelerado são, na verdade, a sua energia vital tentando encontrar vazão. São memórias e emoções acumuladas que criaram couraças, bloqueando o fluxo da sua alegria genuína, da sua criatividade e da sua paz. O sintoma e o cansaço não são seus inimigos; eles são o grito da sua essência pedindo uma pausa.

O Espaço Sagrado do Retorno

A cura não acontece quando tentamos nos consertar ou quando exigimos uma perfeição inalcançável. A cura começa quando escolhemos, finalmente, habitar o próprio corpo com gentileza.

É um ato de mindfulness puro:

  • Pausar o turbilhão dos pensamentos;

  • Trazer a atenção para a planta dos pés firmes no chão;

  • Inspirar profundamente, permitindo que o abdômen se expanda e as couraças comecem a ceder;

  • E olhar para as próprias feridas e tensões sem julgamento, apenas com acolhimento.

Quando você se permite estar inteiramente no agora, a energia estagnada volta a fluir. As dores silenciosas encontram espaço para serem ouvidas, integradas e transmutadas. Você descobre que a paz que tanto procura fora, na verdade, sempre esteve guardada no silêncio que habita entre uma respiração e outra.

Desarme-se por um instante. Solte os ombros. Respire.

A sua verdade mais profunda está esperando pelo seu retorno.

Onde a sua energia flui e a sua essência desperta.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

O Eu Superior


Logo que iniciei meus estudos na terapia holística um dos aspectos que mais me chamaram atenção foi o Eu superior. Este é um assunto muito complexo e demanda estudo analítico sério, não tenho o intuito de dar uma aula sobre o tema, pois o aprendizado não vem em um dia e sim em longa dedicação. Mas vou fazer um breve relato da minha percepção. O termo Eu superior é bastante usado, porém, ele não é o nosso “EU” nós é que fazemos parte dele da consciência maior, em outras culturas é também chamado de Divina Presença, Consciência, Mestre Pessoal, Cristo Interno, Eu Sou, Mentor Espiritual, Anjo Guardião, Espírito Santo. Enfim a energia é uma só. É um aspecto de nos mesmos que é invisível, porém muito real, uma parte de nós que é integrante do universo. Na busca dessa realidade, junto com o descobrimento do seu Eu Superior e mais sagrado vem o conhecimento interno que provavelmente melhor descreve este aspecto invisível e misterioso de nossa alma.
O eu interior está no nosso coração é a chave para uma nova consciência. Existem mil caminhos para se chegar ao eu superior, todos os caminhos são bons e todos levam a mesma energia, o caminho que trilho pertence a mim, cabe a cada um a percepção de como acessar seu eu, enfim pesquise e descubra-se um ser integrante do universo. Medite, silencie sua alma escute o chamado que vem de dentro de você. Muitas vezes perante a adversidade da vida, nos sentimos fracos perdidos em nos mesmos sem saber como prosseguir. Qual caminho escolher? Você pode não saber, mas seu eu interior sabe. Paz e Luz!